DISC para Gestão de Conflitos

Da confiança ao resultado coletivo

Trabalhar com as chamadas “pessoas difíceis” pode ser uma das maiores dores de cabeça para quem os lidera. Muitas vezes consideramos as pessoas difíceis porque lidam com o conflito de uma maneira diferente de nós.

De fato, as abordagens que os outros têm em situações de conflito podem, em muitas circunstâncias, parecer contraproducentes, confusas ou até mesmo bizarras. Este programa proporciona aos líderes formas simples e diretas de compreender os diferentes receios que estão na origem de grande parte dos conflitos e das resistências que eles observam.
Utilizando o DISC, os gestores aprendem a reconhecer o seu estilo de gestão de conflitos e a compreender em que medida esse estilo pode diferir do dos seus colaboradores.

Neste treinamento, os participantes ganham uma perspectiva sobre a rapidez com que os receios de um colaborador podem fazer com que este se desmotive de um projeto ou se desligue de uma equipe. Os participantes tomam também consciência de como e por que as diferentes pessoas se sentem ameaçadas e aprendem o que fazer para se relacionar com mais eficácia com pessoas de todos os estilos.

Duração 8hs

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Conteúdo programático

Descobrir os quatro estilos comportamentais e explorar as preferências do seu estilo

O seu comportamento em situações de conflito

Lidar com os objetivos e receios dos outros para conquistar empenho

Adaptar a comunicação aos diferentes estilos

Objetivo de Aprendizagem

  • Compreender o impacto que seu estilo de gestão de conflitos causa nas outras pessoas
  • Reconhecer em que medida os seus colaboradores lidam com o conflito de maneira diferente da sua
  • Usar o DISC para reconhecer os receios e objetivos dos seus colaboradores
  • Identificar e reduzir a oposição e as resistências dos seus colaboradores
  • Explorar formas de melhorar a maneira como se comunica com cada estilo

Benefícios do treinamento

DISC para Gestão de Conflitos

Melhor relacionamento entre as pessoas
Aumento de satisfação das pessoas
Cultura de confiança entre liderança e equipe
Maior gerenciamento de conflitos
Maior gerenciamento de mudanças
Maior assertividade nos feedbacks
Maior sentimento de pertencimento à empresa
Aumento de produtividade

Perguntas Frequentes

Quais os principais motivos para haver conflito em uma equipe ou empresa?

Basicamente 4 pilares são os mais usados para gerar conflitos. São eles: etnocentrismo, práticas gerenciais, comunicação errônea e percepções diferentes. Essa e mais informações estão disponíveis na apresentação Conflito e Negociação – Humano para Humano.

Quais são os comportamentos mais comuns em uma situação de conflito?

São 4 tipos de comportamento: passivo, agressivo, passivo / agressivo e assertivo.

Passivo: Procura evitar o conflito, atitude defensiva, pessoa quieta. 

Agressivo: Ganancioso, individualista, tende a só pensar em si próprio.

Passivo / Agressivo: Comportamento misto, apresenta muita irritação, postura fechada.

Assertivo: Comportamento neutro, postura de prudência e segurança.

Conflito e confronto são a mesma coisa?

É comum as pessoas se confundirem com o uso dessas palavras. Conflito é diferente de confronto.

Conflito: É positivo quando traz melhoria, busca-se convencer e há mudanças.

Confronto: Tentativa de anular o outro, é sempre negativo e busca-se vencer.

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