Team Coaching

Equipes de alta performance

Transformação Digital, Agilidade e Talentos Digitais - Propósito MAIOR®

Mundo VUCA e ágil estão presentes em Terra 2 constantemente, por isso as pessoas que de destacam são aquelas mais criativas, transparentes em suas ações, de valores fortes e dinâmicas.

Equipes autogerenciáveis e de alta performance trazem resultados mais consistentes e são mais produtivas, ao mesmo tempo precisam de menos supervisão e gerenciamento externo, abrindo tempo e espaço para o aperfeiçoamento comportamental e técnico.

As 5 disfunções de uma equipe coesa deixa claro quais são os passos a seguir para ter um grupo de pessoas consistente, que buscam o mesmo objetivo de forma harmônica e profissional. O team coaching mostra como fazer isso!

Nossos diferenciais

1

Metodologia própria (3 Cs 3 Fs)

2

Não seguimos receitas de bolo, ou seja, todo projeto é exclusivo

3

Sempre mensuramos os resultados

4

O acompanhamento presencial é feito além das sessões e reuniões pré-estabelecidas

5

Trabalhamos com o propósito de promover a consciência, autonomia e responsabilidade ao mesmo tempo que encurtamos a distância de nosso cliente ao seu objetivo. É uma transformação consistente e duradoura durante uma jornada

Fases do processo de

Team Coaching Propósito MAIOR®

Diagnóstico

O processo de diagnóstico é realizado para capturar uma fotografia do estado inicial dos envolvidos no processo, desde as pessoas aos departamentos ou à organização. Este processo é constituído por duas reuniões com o RH e as lideranças e um workshop (recomendado o REfundar ou Afundar).

A primeira reunião acontece antes do workshop para alinhamento de expectativas, e a segunda é realizada para ajustar os desejos e realidade com os próximos passos.

As investigações e análises das informações capturadas no diagnóstico permitem conectar os pontos e gerar um conhecimento definido e sólido para desenvolver programas exclusivos com base em fatos recentes advindos de experiências reais.

Além do workshop contamos com outras opções para obter dados factuais com base em vivências e na realidade da organização, sem achismos, modismos, suposições, vontades aleatórias ou hierárquicas. O processo de diagnóstico em si já é uma ferramenta de diagnóstico para validar os próximos passos.

Desenho de Programa

O desenho é um processo de planejamento estratégico utilizando técnicas de Design Thinking combinadas com metodologias de desenvolvimento comportamental e organizacional a fim de elaborar um roadmap coerente com o diagnóstico e com os resultados almejados de maneira sistêmica, considerando diversas opções para adequações ao longo das jornadas aplicadas.

Neste processo são considerados fatores relevantes fundamentais para as pessoas envolvidas nas jornadas, as necessidades de energia, tempo, oportunidades e recursos. O processo de transição comportamental inerentemente promove ações e, naturalmente como esperado, também as consequências nos relacionamentos e comunicação interpessoal, dos quais também são considerados nas jornadas de trabalho.

O diagnóstico faz um levantamento de informações de forma leve e lúdica os desafios atuais dos envolvidos no processo. Estes desafios podem ser:

  1. Falta de transparência
  2. Comunicação falha
  3. Liderança ausente
  4. Falta de gestão para conflitos e mudanças
  5. Baixo empenho e produtividade

Com base nas investigações e análises do diagnóstico desenhamos o passo a passo da primeira jornada, que pode conter cursos, treinamentos, palestras e dinâmicas, e preliminarmente desenhamos a segunda jornada, que consiste em trabalhos comportamentais com mais proximidade e assertividade para acompanhamento do desenvolvimento das pessoas. Utilizamos frequentemente a adequabilidade flexível, portanto, entre a primeira e a segunda jornada, novamente rodamos a metodologia de desenho de programa.

Início de Ciclo

Após apresentação do desenho proposto para as jornadas de trabalho realizamos um processo fundamental de Onboarding iniciado com uma reunião de início de ciclo, considerada uma kick-off geral, para alinhar as expectativas e os interesses das pessoas envolvidas. Há a opção de particionar estrategicamente esta reunião inicial da melhor maneira para atender aos objetivos requisitados. Se necessário, outras reuniões auxiliares podem ser realizadas mediantes as circunstâncias e situações adversas de cada organização e mercado.

O processo de Onboarding tem intuito de promover a realização efetiva de processos de transformação de mentalidade e comportamento. Provocamos e estimulamos o engajamento genuíno através de três fatores básicos de nossa metodologia: propósito e significado, transformações relevantes e impactantes, e vínculos emocionais positivos. Entendemos que o engajamento acontece naturalmente e com vitalidade quando baseado em curiosidade e interesse legítimos.

A vida é naturalmente composta por ciclos de experiências e realizações dependentes de fatores internos e externos. Quando um ciclo se encerra outro automaticamente se inicia, muitas vezes independente de nossa vontade. Nossos trabalhos são vistos como programas consistentes, podendo abranger projetos similares ou diferenciados aplicados concomitantemente ou em fases. Um programa é proposto para acompanhar um ciclo permitindo maior desempenho e autonomia sobre a efetividade em mudanças e experiências das pessoas, dos processos e dos produtos resultantes.

Jornada

A primeira jornada consiste em elaborar ou alinhar o propósito da organização com a sua gestão e cultura. Esta etapa é fundamental para identificar as prioridades da organização, tais como a mentalidade e os comportamentos requeridos e disseminados no ambiente de trabalho.

Jornada

O objetivo desta etapa da jornada é desenvolver competências, alinhado ao propósito, valores e cultura da empresa.

Os participantes serão divididos em grupos com o objetivo de criar e aprimorar projetos para o desenvolvimento de equipes de alta performance com base nas competências da organização.

  • As sessões são quinzenais
  • Os participantes podem ser da mesma área, porém, o resultado é mais benéfico quando há um intercâmbio de setores.

Através de um processo de gamificação, uma ferramenta corporativa se transforma em um jogo de tabuleiro no qual as pessoas discutirão quais competências devem fazer parte do quadro. O jogo é simples, intuitivo e dinâmico, levando os participantes à reflexão e questionamentos.

Esta dinâmica deve ser aplicada para a empresa de uma forma global e pode ser replicada nos departamentos ou equipes de trabalho. Recomendamos que o jogo seja aplicado na medida que as competências comportamentais de cada área ou grupo de pessoas seja diferente em função de suas atividades e objetivos.

Fechamento de Ciclo

Essa é a parte do processo onde nós temos certeza de que mais um passo foi dado em nossa caminhada em viver um Propósito MAIOR®.

Por ser exclusivo, cada programa acompanha um ciclo e um tempo determinado de forma única, porém, o encerramento é feito com a mesma energia positiva de qualquer outro trabalho que tenhamos realizado.

A proposta nesta última etapa do processo é provocar um aumento de consciência em cada uma das pessoas de quanto ela mesma se desenvolveu e o quanto a equipe evoluiu positivamente, com base nas pesquisas e entrevistas feitas no decorrer do programa. Logo após realizamos uma reunião de apresentação e encerramento com o RH e a liderança.

O Offboarding para fechamento oficial acontece com todos os envolvidos juntos em um momento feito para mostrar os resultados, apresentação do processo de cada um dos envolvidos e algumas surpresas reservadas por nós!

Fases do processo de

Team Coaching da Propósito MAIOR®

Benefícios do Team Coaching

Aumento de performance para alcance de resultados
Equipes mais coesas
Equipes autogerenciáveis
Maior alinhamento entre equipe e liderança
A empresa ganha novas estratégias administrativas, gerenciais e comerciais
Entendimento dos perfis comportamentais

Perguntas Frequentes

Team coaching é a mesma coisa que coaching em grupo?

Os processos se assemelham por ter mais de uma pessoa participando junto ao coach, mas as semelhanças acabam por aí. O team coaching é a formação de um grupo que trabalha em um objetivo comum dentro de uma organização e no desenvolvimento de competências.

Já no coaching em grupo as pessoas estão unidas por um mesmo objetivo (melhorar a saúde financeira, por exemplo), porém os participantes não tem ligação uns com os outros.

Qual é o número mínimo de participantes para acontecer o Team Coaching?

O importante é que haja mais de um grupo. Acreditamos que 6 pessoas seja um bom número mínimo.

Gostou deste serviço? Entre em contato conosco.

Como podemos ajudar?

Sinta-se à vontade para fazer uma pergunta ou simplesmente deixar um comentário.